Como as pessoas podem utilizar Mindfulness para adquirir bem-estar?

Como as pessoas podem utilizar Mindfulness para adquirir bem-estar?

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Amigo(a) quantas vezes no  dia de hoje, você se deixou levar por reclamações? Quantos pensamentos desagradáveis, até agora,  passaram pelo interior da sua  mente  e que fizeram com  que  você  ficasse perdido neles? Você tem ideia de quanta energia você desperdiçou até agora nessas situações? Você sabia que isso pode ser a causa de estresse e problemas de saúde?

Você já ouviu falar em Mindfulness?

Resumidamente: Mindfulness é uma prática de  manter a atenção no que se passa no momento, ainda que a situação seja  desagradável, em vez de usar  tempo e energia para lutar contra a realidade. Essa consciência plena não altera os  fatos, mas muda a sua relação com eles, e assim  tudo muda". Logo Mindfulness é aceitação, você  não desperdiça energia. Quando estamos envolvidos  em reclamações por exemplo, ficamos numa espécie  de  transe envolvidos em lembranças, pensamentos, fantasias... precisamos então voltar para  realidade. Com a prática de mindfulness isso acontecerá mais facilmente e será criado um espaço mental e uma energia  extra surgirá melhorando sua habilidade  de identificar o que pode ser  controlado.

São inúmeros  benefícios que a prática de MIndfulness pode proporcionar na  saúde das pessoas, e o pioneiro desta prática  é o professor   Jon Kabat-Zinn emérito de Medicina e diretor fundador da Clínica de Redução do estresse e do Centro de Atenção Plena em Medicina, na Escola Médica da Universidade de Massachusetts.  Jon Kabat-Zinn estudou budismo zen e é membro fundador do Centro Zen de Cambridge. Passou a integrar os seus conhecimentos budistas e prática de ioga na ciência médica ocidental.

Que tal praticarmos um pouco de Mindfulness agora?

No dia de hoje reserve um tempo. Pode ser de 5 a 10 minutos. Você pode estar no trabalho, ou em casa, dentro do carro ou após o almoço...

  • Prática 1: Conecte-se a sua postura. Reserve o tempo de 1 a 10 minutos. Feche os olhos. Sinta os pés contra o piso, as costas contra o encosto do assento do carro por exemplo se estiver dentro dele, ou no local que estiver sentado. Busque essa percepção, repare as mãos, volte a atenção para elas, perceba a textura delas, está quente ou frio? Não tenha pressa, apenas observe. Se os pensamentos desagradáveis aparecerem não tem problema,  volte a atenção as percepções daquilo que observa nas mãos. Após os 10 minutos volte a sua rotina.
  • Prática 2: Pratique um pouco a consciência da respiração. Reserve o tempo de 1 a 10 minutos. Sente confortavelmente no banco do seu carro  ou numa cadeira no local em que estiver. Você pode fazer de olhos fechados ou não. Acompanhe a expiração e deixe que a inspiração seguinte ocorra absolutamente sem esforço. Essa técnica também pode ser feita antes de dormir e é especialmente útil  a ajudar a pegar no sono.

Veja o texto mais detalhado também:

Como Mindfulness pode melhorar a sua saúde

O coach/ e especialista em medicina integrativa é o profissional que pode lhe ensinar práticas  integrativas de saúde   para  melhoria do seu bem-estar ,  marque uma sessão e venha conhecer algumas práticas integrativas que podem ser ensinadas e incorporadas no seu dia a dia trazendo bem estar e saúde…

(* Fontes que contribuíram para elaboração do texto: Livro(manual) Med Integrativa – Albert Einstein, ensinamentos em aula - Inst Isr Albert Einstein/sp, Livro Atenção Plena Mindfulness, livro Universo Criativo , e dados Wikipedia )