Como o taxista pode utilizar Mindfulness para adquirir bem-estar

Como o taxista pode utilizar Mindfulness para adquirir bem-estar

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Amigo taxista quantas vezes no  dia de hoje, você se deixou levar por reclamações? Quantos pensamentos desagradáveis, até agora,  passaram pelo interior da sua  mente  e que fizeram com  que  você  ficasse perdido neles? Você tem ideia de quanta energia você desperdiçou até agora nessas situações? Você sabia que isso pode ser a causa de estresse e problemas de saúde?

Você já ouviu falar em Mindfulness?

Resumidamente: Mindfulness é uma prática de  manter a atenção no que se passa no momento, ainda que a situação seja  desagradável, em vez de usar  tempo e energia para lutar contra a realidade. Essa consciência plena não altera os  fatos, mas muda a sua relação com eles, e assim  tudo muda". Logo Mindfulness é aceitação, você  não desperdiça energia. Quando estamos envolvidos  em reclamações por exemplo, ficamos numa espécie  de  transe envolvidos em lembranças, pensamentos, fantasias... precisamos então voltar para  realidade.. com a prática de mindfulness isso acontecerá mais facilmente e será criado um espaço mental e uma energia  extra surgirá melhorando sua habilidade  de identificar o que pode ser  controlado...

São inúmeros  benefícios que a prática de MIndfulness pode proporcionar na  saúde das pessoas, e o pioneiro desta prática   é o professor   Jon Kabat-Zinn emérito de Medicina e diretor fundador da Clínica de Redução do estresse e do Centro de Atenção Plena em Medicina, na Escola Médica da Universidade de Massachusetts. Jon Kabat-Zinn estudou budismo zen e é membro fundador do Centro Zen de Cambridge. Passou a integrar os seus conhecimentos budistas e prática de ioga na ciência médica ocidental.

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Que tal praticarmos um pouco de Mindfulness hoje? No dia de hoje reserve um tempo. Pode ser 10 a 15 minutos. Pare o que  está fazendo, ou se preferir se programe a parar após realizar uma corrida, ou por exemplo  no momento que estiver  no ponto ou tomando um café.

  • Conecte-se a sua postura: Reserve o tempo de 1 a 10 minutos. Feche os olhos. Sinta os pés contra o piso, as costas contra o encosto do assento do carro, se estiver dentro dele. Se estiver sentado em uma cadeira também busque essa percepção, repare as mãos no volante, perceba a textura dela, está quente ou frio? Não tenha pressa. Se os pensamentos desagradáveis aparecerem não tem problema,  volte a atenção as percepções. Após os 10 minutos volte a sua rotina.
  • Pratique um pouco a consciência da respiração. Reserve o tempo de 1 a 10 minutos. Sente confortavelmente no banco do seu carro de transporte de passageiro, ou numa cadeira. Você pode fazer de olhos fechados ou não. Acompanhe a expiração e deixe que a inspiração seguinte ocorra absolutamente sem esforço. Essa técnica também pode ser feita antes de dormir e é especialmente útil  a ajudar a pegar no sono.

O coach/ e especialista em medicina integrativa é o profissional que pode lhe ensinar práticas  integrativas de saúde   para  melhoria do seu bem-estar ,  marque uma sessão e venha conhecer algumas práticas integrativas que podem ser ensinadas e incorporadas no seu dia a dia trazendo bem estar e saúde…

(* Fontes que contribuíram para elaboração do texto: Livro(manual) Med Integrativa – Albert Einstein, ensinamentos em aula - Inst Isr Albert Einstein/sp, Livro Atenção Plena Mindfulness, livro Universo Criativo , e dados Wikipedia )